Polícia

Acusados de racismo em Niterói podem pegar 5 anos de prisão

Imagem ilustrativa da imagem Acusados de racismo em Niterói podem pegar 5 anos de prisão
|  Foto: foto: lucas benevides
Caso está sendo investigado pela 81ª DP (Itaipu). Foto: Arquivo/Lucas Benevides

O casal de moradores de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, acusado de racismo por parte de jovens negros, no último sábado (28), pode pegar até cinco anos de prisão em caso de condenação. A informação foi passada pelo delegado titular da Delegacia de Itaipu (81 ªDP), Fábio Barucke, responsável pelo caso.

De acordo com o titular da distrital, o caso está sendo investigado inicialmente como racismo e os supostos autores irão prestar depoimento nesta semana com o objetivo de dar prosseguimento às investigações. Em caso de condenação, a pena para racismo varia entre dois e cinco anos, de acordo com a Lei 7.716, de 5 de Janeiro de 1989.

“As vítimas estiveram na delegacia pouco após o ocorrido e registraram queixa de racismo contra o casal de moradores do bairro. As investigações já estão bem avançadas e pretendemos ouvi-los durante essa semana com o objetivo de concluir o inquérito. Imagens de câmeras de segurança da região também podem ajudar no procedimento investigativo”, disse o delegado.

De acordo com uma das vítimas, de 26 anos, ele estava na praia, por volta das 8h, na companhia de um amigo, também negro, ouvindo música no aparelho celular quando foi abordado pelo casal, que teria quebrado o celular e realizado agressões físicas nos amigos. Após serem conduzidas pela Guarda Municipal de Niterói para a sede da distrital, as vítimas, que moram no bairro Tribobó, em São Gonçalo, narraram o que ouviram dos acusados.

"Tô cansado de gente da raça de vocês aqui na praia, de pretos e gonçalenses. Estamos cansados de gente igual vocês aqui. Vocês são pobres, f*, uns merdas. Vocês não são bem-vindos nessa praia. Todos os gonçalenses deveriam ser expulsos da praia e vamos fazer o possível para isso. Quando voltar aqui não quero ver vocês", teria dito o casal de moradores aos jovens negros.

Após a confusão, o casal de moradores fugiu do local. A Polícia Civil investiga também uma denúncia de que um grupo de moradores da praia estaria agindo de forma truculenta com pessoas de São Gonçalo com o objetivo de evitar com que os moradores do município vizinho frequentem a praia, conhecida como um dos principais pontos turísticos de Niterói.

Parlamentares do município lamentaram o ocorrido através das redes sociais e pediram justiça pelos jovens negros.

“Alguns moradores de Itacoatiara agrediram dois jovens. Antes da agressão, disseram a seguinte frase: 'Tô cansado de gente da raça de vocês aqui na praia, de pretos e gonçalenses'. VERGONHA! Não podemos tolerar mais um caso de racismo em Niterói!”, postou o vereador Professor Túlio (PSOL).

Já o secretário municipal de Direitos Humanos de Niterói, Raphael Costa, repudiou o ocorrido e prestou solidariedade às vítimas.

“Total REPÚDIO às agressões racistas ontem na praia de Itacoatiara. Estamos em contato com a vítima para o apoio jurídico e psicológico, e cooperando com as investigações. Nosso Núcleo de Atendimento à Vítimas de Racismo está em ação. Não vamos tolerar o racismo e a impunidade!”, disse o secretário.

< Homem é encontrado morto em terreno baldio em SG Rio oferece tratamento para quem pretende parar fumar <